terça-feira, 6 de agosto de 2013

Refletindo sobre a Organização do AEE

Quando se fala no papel do professor do AEE nos remete a questão da atribuição de complementar/suplementar a formação do aluno com necessidades educativas especiais. Mas bem sabemos que essa atribuição vai alem disso, o professor para realizar seu atendimento deve garantir ao seu aluno: dedicação, busca de novas propostas, pesquisa do novo, e principalmente conhecer bem seu aluno, o que ele sabe suas limitações, suas potencialidades, onde trabalhar e o que precisamos propor para seu desenvolvimento socio-cognitivo, ou seja, seu papel e identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos. E esse trabalho deve acontecer em parcerias com a escola e família. Para que seu desenvolvimento ocorra e necessário que se faça um estudo de caso para termos informações coerentes para um bom desenvolvimento do trabalho. Através desta, o professor poderá identificar o problema e a origem do mesmo, depois de estudar e identificar o problema este profissional vai procurar possíveis hipóteses para resolver o problema, ou seja, para ajudar o aluno na aprendizagem. Tendo em mãos um bom e eficaz estudo de caso seguirá para a elaboração de um plano do AEE. Este plano e de suma importância para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, pois e através deste plano que o professor cria roteiro com todas as informações do aluno, conter também ações que serão desenvolvidas com o aluno depois de um profundo conhecimento sobre o mesmo, buscando garantir o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem do aluno. Notamos que o plano de atendimento contribui sem duvida, para uma aprendizagem significativa e ajuda no desenvolvimento geral do nosso aluno que necessita de atendimentos educacionais especializado. Autora: Ayla Vanesa

4 comentários:

  1. Concordo com você Ayla o plano de atendimento do AEE é de suma importância para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência, pois entendemos que é através do mesmo, que podemos produzir e construir uma proposta voltada para a necessidade específica de cada aluno,garantido assim sua plena participação no processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Sem o Plano de Atendimento é como entrar numa sala de aula sem ter planejamento e nenhuma proposta para trabalhar: ficamos perdidos e ainda não conseguiremos ajudar nosso aluno.

    ResponderExcluir
  3. Realmente Ayla, o Plano de atendimento é fundamental para investigar a real situação do nosso aluno. Pois é no plano que iniciamos e desenvolvemos as nossas expectativas em ajudar o aluno.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ayla Concordo com você quando diz que o plano e de suma importância para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, pois é através deste plano que o professor cria roteiro com todas as informações do aluno, é necessário que contenha também ações que serão desenvolvidas com o aluno depois de um profundo conhecimento sobre o mesmo.

    Neide Nascimento.

    ResponderExcluir