sábado, 7 de dezembro de 2013

DESCRIÇÃO E AUDIODESCRIÇÃO

Diante da globalização será que a humanidade encontra barreiras para se ter acesso a informação?
Com pesquisas e estudos vimos um grande avanço ao acesso á informações com a ajuda das tecnologias. As pessoas com Deficiência Visual é que podem confirma essa evolução. Um dos exemplos é a Audiodescrição que nada mais é um recurso que permite as Pessoas com Deficiência Visual a inclusão nos cinemas, teatro e programas de televisão.
Como mencionado acima o avanço nas tecnologias tem possibilitado as pessoas com Deficiência a ter acessibilidade aos meios de comunicação. Esses esforços vão proporcionar o acesso à cultura e lazer estabelecendo um novo conceito de igualdade e valorização a diversidade.
Com esses pressupostos podemos observar no vídeo abaixo, o acesso a cultura que pensamos que somente um vidente é capaz de fazer. Esquecendo que as habilidades podem ser exercidas por todos.
Ao assistirem o vídeo da artista plástica Vírginia Vandramini, vocês notaram a exuberância dos seus trabalhos o qual impressionam aqueles que podem enxergar. Em uma de suas falas ela desabafa e diz: “será que as pessoas que dizem que os tapetes é bonito só porque foi uma cega que fez?”. Diz ainda que ela não cria coisas baseadas no que vê mas no que sente.
Essa experiência nos remete as várias possibilidades de incluir aula de artes para nossos alunos cegos e baixa visão, possibilitando o acesso a cultura.

Vale à pena assistir a esse vídeo e ver que todos são capazes ao acesso a cultura.

Site para pesquisa: www.blogdaaudiodescricao.com.br
     SEXTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário