quarta-feira, 22 de maio de 2013

DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Ao analisarmos a situação da educação vemos que sempre ela caminha para novas descobertas inovadoras. Observamos isso quando falamos em Educação a Distância.
Uns dos desafios expressos pelo autor que merece nossa atenção quando ele diz “É difícil manter a motivação no presencial e muito mais no virtual, se não envolvermos os alunos em processos participativos, afetivos que inspirem confiança”. Realmente esse desafio fica evidente quando participamos de cursos presenciais que não envolvem os alunos, sentimos um tédio. Se no presencial é assim imagine nos cursos virtuais. O professor deverá ter um bom planejamento e demonstrar flexibilidade para a aula se tornar bem empolgante, já que a dificuldade é a distancia, o contato corpo a corpo. Outra dificuldade de um curso a Distancia é a presença do aluno, por diversos motivos.
Apesar da exposição desses desafios buscamos quebrar paradigmas, visando o melhoramento da questão ensino-aprensizagem e também oferecimento de cursos a qual, várias pessoas possam participar mesmo aquelas que dizem não ter tempo. Alias tempo é uma questão de organização. Para participar de um curso pela Internet o aluno deverá se organizar para conseguir ter um bom curso. Por isso a aceitação de cursos que são oferecidos a distancia é atrativo.
Outra contribuição é a flexibilização dos conteúdos, onde se pode combinar momentos de um encontro numa sala de aula com outros de aprendizagem individual e grupal. Nesse processo dinâmico é necessário o uso de todos os recursos, todas as técnicas para se ter uma boa relação de espaço, tempo e comunicação professor-aluno.
Por tais motivos os desafios e contribuições de um curso a distância para ter êxito depende não só do professor, mas do aluno, da disposição em obter novos conhecimentos. 

Autora: Ayla Vanesa 

6 comentários:

  1. Realmente Ayla para termos uma boa aula é necessário que o professor seja dinâmico,e que a mesma possa despertar o interesse do aluno. Esse processo precisa ser atrativo seja ela a distancia ou presencial.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário. Que possamos estudar mais para sermos melhores do que ontem. Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Ayla, obrigada por ter visitado meu Blog. Até mais, beijos.
    Elma

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Ayla, assim como no curso presencial é necessário ter um planejamento, no virtual não pode ser diferente. Deve haver interação e participação de todos, somente assim, será tirado aquela má impressão sobre educação a distancia.
    Abraços,
    Elaine

    ResponderExcluir
  5. Ola Ayla eu estive lendo seu comentária e observei que realmente as pessoas tem muitas dificuldades nos cursos presenciais por falta de motivaçao,e nos cursos a distancia também não e diferente algumas pessoas se acomodam em realizar suas pesquisas,mas nosso grupo todos vao a luta e no que puder vamos ajudar uns aos outros.

    Sucesso Ayla....

    ResponderExcluir
  6. A ponteira de cabeça é um recurso extraordinário, onde o aluno, não tendo condições de estar utilizando as mãos para estar usufruindo das tecnologias do computador, estará sendo o autor de sua autonomia, se considerando cada vez mais capaz, graças as tecnologias assistivas.

    ResponderExcluir