PESQUISA SOBRE A
INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome do Cursista:
AYLA VANESA PINHEIRO DAS NEVES
Número da Turma:
11
Estado / Município
Polo:
RONDÔNIA / PORTO VELHO
Estado / Município
Abrangência:
Nome da Escola:
E.M.E.F. PROF° PEDRO TAVARES BATALHA
Estado / Município da
Escola:
RONDÔNIA / PORTO VELHO
Data(s) da realização
da pesquisa:
09/05/13
DADOS SOBRE O
MUNICÍPIO
1.
Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
-
1.( )2.( )3.( )4.( )5.( )Mais que 5.( X ) Quantas? ___32
2.
Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim ( ).
Não ( X ). Quantas
salas faltam? ___15
3. Em média, quantos
alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu
Município?
-
Menos de 10.( )
Entre 10 e 20.( X )
Mais de 20.( )Quantos? ____
4. O que define a
organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais
do seu município?
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(
)
|
|
(X)
|
|
(
)
|
|
(
)
|
________________________________________
DADOS SOBRE A ESCOLA
SELECIONADA
5.
A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
-
Rede Municipal.(X )Rede Estadual.( )
6.
Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões
assinalando com x
na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a
pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos
pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram
algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a
partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM).
Assinale com X a primeira alternativa: se TEM
ou NÃO
TEM
na Escola. Se
TEM,
assinale com X a segunda alternativa: se SÃO
USADOS
nas SRM ou NÃO
SÃO USADOS.
Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha
correspondente.
|
Tem
na escola
|
Não
tem na Escola
|
|
São
usados nas SRM
|
Não
são usados nas SRM
|
Engrossador
para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
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X
|
|
|
X
|
|
Órteses
para fixar lápis, pincel, talheres,...
|
X
|
|
|
|
X
|
Ponteira
de boca ou de cabeça
|
|
X
|
|
|
X
|
Tesoura
mola
|
X
|
|
|
X
|
|
Alfabeto móvel
em vários tamanhos e materiais |
X
|
|
|
X
|
|
Plano
inclinado
|
|
X
|
|
|
X
|
Jogos
com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com
deficiência física
|
|
X
|
|
|
X
|
Mobiliário
adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas
reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
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|
X
|
|
|
X
|
Prancha
de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e
letras.
|
|
X
|
|
X
|
|
Vocalizadores
em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
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|
X
|
|
|
X
|
Software
para comunicação alternativa com símbolos gráficos
|
X
|
|
|
X
|
|
Software
de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em
ferramenta de voz
|
X
|
|
|
|
X
|
Teclados
virtuais com varredura
|
|
X
|
|
|
X
|
Teclados
de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e
disposição/conteúdos de teclas
|
|
X
|
|
|
X
|
Colméia
de acrílico para teclado
|
X
|
|
|
X
|
|
Mouses
de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e
sensibilidade
|
|
X
|
|
|
X
|
Dispositivo
para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de
cabeça ou ocular
|
|
X
|
|
|
X
|
Acionadores
de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades:
pressão, tração, sopro, piscar, ......
|
|
X
|
|
|
X
|
Mouse
com plug para entrada de acionador
|
|
X
|
|
|
X
|
Monitor
de tela de toque
|
|
X
|
|
|
X
|
Software
editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
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|
X
|
|
|
X
|
Software
leitor de tela
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|
X
|
|
|
X
|
Software
de OCR para leitura de texto impresso
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|
X
|
|
|
X
|
Software
para ampliação de tela
|
|
X
|
|
|
X
|
Reglete
|
X
|
|
|
|
X
|
Alfabeto
Braille em vários tamanhos e materiais
|
X
|
|
|
|
X
|
Caderno
para escrita ampliada
|
|
X
|
|
X
|
|
Lupa
com luz, manual ou de mesa
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|
X
|
|
|
X
|
Lupa
sem luz, manual ou de mesa
|
|
X
|
|
|
X
|
Lupa
eletrônica
|
|
X
|
|
|
X
|
Guia
para assinatura
|
|
|
|
|
|
Máquina
de escrever em Braille
|
|
X
|
|
|
X
|
Impressora
Braille
|
|
X
|
|
|
X
|
Sorobã
|
X
|
|
|
|
X
|
Calculadora
com retorno auditivo
|
|
X
|
|
|
X
|
Bengalas
dobráveis
|
X
|
|
|
|
X
|
Relógio
com retorno auditivo ou relevo
|
|
X
|
|
|
X
|
Jogos
com sinalização em Braille ou relevo
|
|
X
|
|
|
X
|
Jogos
com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
|
X
|
|
|
|
X
|
Sistema
FM
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|
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|
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|
CDs
ou softwares em libras e português
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X
|
|
|
X
|
Dicionário
em libras
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|
X
|
|
|
X
|
Softwares
com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do
Português para alunos com surdez.
|
|
X
|
|
|
X
|
7.
Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola
selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de
uma opção.
|
(X
)
|
|
(
)
|
|
(
X )
|
|
(
X
|
|
(
X )
|
|
(
)
|
|
(
)
|
____________________________________________________________________________________________________________________________________
8.
Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos
multifuncionais:
- Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? ___ 18
- Quantos são de outras escolas? ____ 2
9. No projeto político
pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a
oferta do AEE?
Sim ( X ). De
que forma?
A ESCOLA OFERECE
ATENDIMENTO AOS ALUNOS DA ESCOLA E DO POLO, NO CONTRA TURNO
Não ( ). Por
quê?
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10. Indique quais
adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na
escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1:
para as ações que já foram realizadas
2:
para as ações que estão em andamento
3:
para as ações que ainda serão realizadas
X:
Caso não identifique nenhuma adequação
-
- Construção ou adequação de rampas.
1- Adequação de banheiros.
3- Sinalização sonora.
3- Alargamento de portas.
1- Sinalização visual.
3- Sinalização tátil.
1- Nenhuma adequação.
( )Outros. Especifique:( )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
11.
Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM
da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: PROMOVER,
INTRODUZIR, REALIZAR ADEQUAÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS
PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS ALUNOS BEM COMO ORIENTAR O PROFESSOR
DA SALA COMUM SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ATIVIDADES ADEQUADAS PARA SEU
ALUNO.
12.
O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta
esse serviço?
Não ( ). Por
que?
__________________________________________________________________________________________________________________________
Sim ( X ). Em
que?
MELHORAMENTO SÓCIO
COGNITIVO E NO USO DAS FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE.
13.
Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula
comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos
alunos que tem em comum?
Resposta: REALIZANDO
VISITAS PERIÓDICAS, PLANEJANDO AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS AO
MELHOR DESEMPENHO DO ALUNO.
14.
Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a
pesquisa?
Resposta: SE
COMPROMETENDO EM LEVA-LOS AOS PROFISSIONAIS A QUAL NECESSITAREM PARA
O MELHOR DESEMPENHO TANTO RELACIONADO AO NEUROLÓGICO, BEM COMO O
FÍSICO E OS SENTIDOS.
15.
Em que período os alunos frequentam a sala de recursos
multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
|
(
X )
|
|
(
)
|
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
16. Outras observações
que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
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