quarta-feira, 22 de maio de 2013

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

Nome do Cursista: AYLA VANESA PINHEIRO DAS NEVES
Número da Turma: 11
Estado / Município Polo: RONDÔNIA / PORTO VELHO
Estado / Município Abrangência:
Nome da Escola: E.M.E.F. PROF° PEDRO TAVARES BATALHA
Estado / Município da Escola: RONDÔNIA / PORTO VELHO
Data(s) da realização da pesquisa: 09/05/13

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.( )
2.( )
3.( )
4.( )
5.( )
Mais que 5.( X ) Quantas? ___32
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim ( ).
Não ( X ). Quantas salas faltam? ___15

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
( )

Entre 10 e 20.
( X )

Mais de 20.
( )
Quantos? ____

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
  • A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
( )
  • A formação do professor específica para o AEE.
(X)
  • A demanda de alunos.
( )
  • Outros. Especifique: __________________
( )
________________________________________
DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
(X )
Rede Estadual.
( )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.


Tem na escola
Não tem na Escola

São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
X


X

Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...
X



X
Ponteira de boca ou de cabeça

X


X
Tesoura mola
X


X

Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
X


X

Plano inclinado

X


X
Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física

X


X
Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.

X


X
Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.

X

X

Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.

X


X
Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos
X


X

Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
X



X
Teclados virtuais com varredura

X


X
Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas

X


X
Colméia de acrílico para teclado
X


X

Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade

X


X
Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular

X


X
Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......

X


X
Mouse com plug para entrada de acionador

X


X
Monitor de tela de toque

X


X
Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz

X


X
Software leitor de tela

X


X
Software de OCR para leitura de texto impresso

X


X
Software para ampliação de tela

X


X
Reglete
X



X
Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais
X



X
Caderno para escrita ampliada

X

X

Lupa com luz, manual ou de mesa

X


X
Lupa sem luz, manual ou de mesa

X


X
Lupa eletrônica

X


X
Guia para assinatura





Máquina de escrever em Braille

X


X
Impressora Braille

X


X
Sorobã
X



X
Calculadora com retorno auditivo

X


X
Bengalas dobráveis
X



X
Relógio com retorno auditivo ou relevo

X


X
Jogos com sinalização em Braille ou relevo

X


X
Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
X



X
Sistema FM





CDs ou softwares em libras e português

X


X
Dicionário em libras

X


X
Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.

X


X

7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

  • Oferece o AEE.
(X )
  • Promove formação continuada de professores de AEE.
( )
  • Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
( X )
  • Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
( X
  • Orienta as famílias.
( X )
  • Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
( )
  • Outras. Especifique:
( )
____________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
  • Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? ___ 18
  • Quantos são de outras escolas? ____ 2
9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim ( X ). De que forma?
A ESCOLA OFERECE ATENDIMENTO AOS ALUNOS DA ESCOLA E DO POLO, NO CONTRA TURNO
Não ( ). Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso não identifique nenhuma adequação

  • Construção ou adequação de rampas.
1
  • Adequação de banheiros.
3
  • Sinalização sonora.
3
  • Alargamento de portas.
1
  • Sinalização visual.
3
  • Sinalização tátil.
1
  • Nenhuma adequação.
( )
Outros. Especifique:
( )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: PROMOVER, INTRODUZIR, REALIZAR ADEQUAÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS ALUNOS BEM COMO ORIENTAR O PROFESSOR DA SALA COMUM SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ATIVIDADES ADEQUADAS PARA SEU ALUNO.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não ( ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

Sim ( X ). Em que?
MELHORAMENTO SÓCIO COGNITIVO E NO USO DAS FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE.

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: REALIZANDO VISITAS PERIÓDICAS, PLANEJANDO AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS AO MELHOR DESEMPENHO DO ALUNO.

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: SE COMPROMETENDO EM LEVA-LOS AOS PROFISSIONAIS A QUAL NECESSITAREM PARA O MELHOR DESEMPENHO TANTO RELACIONADO AO NEUROLÓGICO, BEM COMO O FÍSICO E OS SENTIDOS.
15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
  • No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
( X )
  • No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
( )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.


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