As estratégias referem-se
ao modo como os recursos da comunicação alternativa e
aumentativa (CAA) são utilizados. Esses
recursos como diz Bez, surgem para apoiar o processo de comunicação,
propiciando subsídios, ao suplementar, complementar ou construir um
processo de comunicação.
O
termo descrito acima como CAA é ampliado e usado para definir
diferentes formas de comunicação como uso de gestos, as expressões
faciais, o uso de pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos,
até mesmo o uso de sistemas sofisticados de computador com voz
sintetizada. Quando o indivíduo não apresenta outra forma de
comunicação, denomina-se Comunicação Alternativa, e quando o
indivíduo apresenta alguma forma de comunicação, mas não o
suficiente para trocas sociais, é considerada Comunicação
Aumentativa.
Como
os recursos podem ser tanto de baixa tecnologia como alta vamos
destacar para o apoio ao aluno com TEA os de baixa tecnologia, que
podem ser representados por gestos manuais, expressões faciais,
Código Morse e através de signos gráficos. Esses signos podem ser
elaborados por meio da escrita, de desenhos, de figuras (fotos,
gravuras, entre outros) e de símbolos pictóricos.
Os
recursos de baixa tecnologia abaixo
discriminados são planejados para pessoas com Transtorno do Espectro
Autista (TEA) o qual podem ser aplicados, com suas devidas
adaptações, para alunos a partir de 3 de idade que esteja inserido
na sala comum, bem como participando da Sala de Recursos
Multifuncionais (SRM).
Recursos
de Baixa Tecnologia:
- Prancha de comunicação: Que podem ser construidos utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. São personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas. Uma das formas de se trabalhar com tais pranchas é por deixa-las soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo parceiro de comunicação dependendo de sua condição motora.Objetivo: Considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu aluno.
- Eye-gaze: Consiste em uma prancha de apontar com os olhos que podem ser dispostas sobre a mesa ou apoiada em um suporte de acrílico ou plástico colocado na vertical. O indivíduo também pode apontar com o auxílio de uma lanterna com foco convergente, fixada ao lado de sua cabeça, iluminando a resposta desejada.Objetivo: Atender pessoas com as mais diversas deficiências ou limitações funcionais.
- Avental: Confeccionado em tecido que facilita a fixação de símbolos ou letras com velcro, que é utilizado pelo parceiro. No seu avental o parceiro de comunicação prende as letras ou palavras e a criança responde através do olhar.Objetivo: Possibilitar uma comunicação divertida e flexível a necessidade de quem se comunica.
- Comunicador em forma de relógio: É um recurso que possibilita o indivíduo dar sua resposta com autonomia, mesmo quando ele apresenta uma dificuldade motora severa. Seu princípio é semelhante ao do relógio, só que é a pessoa que comanda o movimento do ponteiro apertando um acionador.Objetivo: Possibilitar a criança a dar sua resposta com autonomia, mesmo quando apresentar uma dificuldade motora severa.
- Livros de histórias com símbolos: São transcritos ou modificados a partir da reescrita simplificada da história impressa com letra maiúscula, tamanho 28 ou superior, fonte arial e negrito. Quando necessário, os livros podem ser adaptados com a escrita em Braille.
- Cartões de Comunicação: É um dos sistemas de comunicação mais utilizados em todo o mundo. Pode ocorrer da seguinte maneira: os cartões podem podem ser organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente. Por exemplo: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões sociais; amarelo são os sujeitos; verde são os verbos; laranja são os substantivos; azuis são os adjetivos e branco são símbolos diversos que não se enquadram nas categorias anteriormente citadas.
- Jogos com faces: Pode-se trabalhar nesta atividade o reconhecimento de emoções com fotografias do próprio aluno. O nome da emoção pode estra escrito embaixo da imagem, é claro que dependerá do objetivo a ser alcançado par o aluno.
- Chamada com foto: Serve para trabalhar o nome os colegas de sala. O aluno coloca a foto dos colegas que estão presentes, nomeando e realizando a contagem dos presentes. É uma maneira lúdica e que geralmente surte efeito na aprendizagem e socialização do aluno.Objetivo: Trabalhar a socialização e oralidade
Lembrando
que todas essas atividades sugeridas podem ser trabalhadas com alunos
de diversas idades, no ambiente escolar, no ambiente familiar e no
AEE. Com tais trabalhos teremos o estabelecimento da comunicação e
linguagem favorecendo a interação, autonomia e desenvolvimento
cognitivo.
Oi Ayla muito bem explicado a sua fala que você vai descrevedor sobre as atividades para ser trabalhada em situações diferentes.
ResponderExcluirOs recursos de CAA são importantes no desenvolvimento da autonomia e comunicação doas alunos com TEA, não importa se será utilizado recursos de alta ou baixa tecnologia devemos propor os que melhores se adequam as necessidades de nossos alunos.
ResponderExcluirAyla ótimas sugestões de trabalho envolvendo estratégias de estabelecimento da comunicação e linguagem para favorecer a interação, autonomia e desenvolvimento cognitivo dos alunos com transtorno de espectro autista.
ResponderExcluirLindo Ayla, parabéns ótimas sugestões.
ResponderExcluirAyla, sugestões excelentes para o desenvolvimento de habilidades dos alunos com TEA, observando que são atividades que poderão ser realizadas por todos os alunos, nos diversos ambientes. Parabéns!
ResponderExcluirInez
Oi Ayla! Muito bom seu texto apresenta uma linguagem clara de fácil entendimento. Quanto as atividades, estratégias e recursos estão pertinentes ao assunto abordado e possíveis de serem aplicadas tanto pelos professores da sala comum como da SRM. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns, Ayla, pelo seu trabalho! Se todos os professores tivessem esta consciência de transformar uma simples imagem em ferramenta de comunicação, os alunos NEE seriam melhor atendidos!
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